A marca VAN Acessórios foi criada em 2015 por sua empreendedora Vanessa Lício, mas apesar de ser uma marca jovem, essa empreitada começou em 2007 pela dona Amélia, mãe da Vanessa (Van). 

Com o desejo de fazer uma graninha extra, a dona Amélia ingressou suas atividades no ramo de semijóias, conquistou uma clientela legal e atendia suas clientes à domicílio. O negócio era bem pequeno, do tamanho de uma caixinha de jóias (literalmente). Sempre que tinha oportunidade, Vanessa vendia as peças para suas amigas no trabalho, na faculdade e até mesmo no parque onde corria.

Em 2014 Vanessa saiu da empresa onde trabalhava na área de Comércio Exterior, se deparou com um mercado de trabalho escasso por causa da crise que o país enfrentava e, sem muitas opções, decidiu unir forças com sua mãe com o objetivo de tornar a caixinha de semijóias da dona Amélia em uma grande empresa. Foi aí que a Van identificou que faltavam na caixinha peças que imprimissem a identidade das mulheres atuais: fortes, empoderadas, modernas, empreendedoras e sofisticadas, logo começou a investir suas forças na criação de coleções com essas características e a mulherada adorou.

Não deu outra! Logo a marca VAN Acessórios foi criada e as redes sociais levaram a caixinha da dona Amélia para um outro patamar. Rapidamente a demanda foi crescendo surgindo assim, em 2015, a primeira sala comercial da VAN. Uma salinha pequena e modesta bem no centro da cidade. Nesse mesmo ano apareceu a Fernanda, irmã da Van, que também decidiu agregar forças ao time.

Em 2016 nasceu a primeira loja física da VAN Acessórios, uma loja linda, com design sofisticado e arrojado que combina com o estilo das peças da marca.

Com mulheres de todo Brasil pedindo suas peças por meio das redes sociais e WhatsApp, nasce em 2019 o e-commerce da VAN, que é a mais nova empreitada da empresa.